IMPROVISAÇÕES

 

“A arte lava da alma a poeira do dia-a-dia. “

- Pablo Picasso -

 

Através de uma pequena compilação de diversas pinturas a óleo, é possível criar muito mais do que Arte. O mundo da arte, e o que cada quadro representa, está muito para além da imagem, da cor, das percepções, dos sentidos e dos sentimentos. A arte e o seu conteúdo valorizam a pintura, transmitem conhecimento, e revelam uma mensagem de profundidade. Assim, cada quadro em si é único e cada um identifica-se com uma personagem, e, por isso, é-lhe atribuído um nome próprio, como homenagem a personalidades únicas que rapidamente se distinguiram na História. Homens e mulheres do passado que se destacaram pela forma como as suas ideias se perpetuaram no tempo e inspiraram gerações. Desta forma temos, por exemplo, a pintura: ‘Muitos Mundos’ – de Everett; ‘Portais’ – de Einstein; ‘Espiral Dourada’ – de Leonardo da Vinci; e ainda, por exemplo, ‘Os Guardiães’ – de Euler. De uma forma simplificada mas não menos interessante, cada quadro em si representa um nome, um tema e uma história.

Uma obra para conhecer alguns dos pensadores mais importantes da nossa História, incidindo fundamentalmente na área da pintura e da ciência. Uma passagem breve, com uma exposição concisa e clara das suas ideias mais fundamentais, ou uma referência sucinta às suas vidas e às suas descobertas. Cientistas, pintores, escritores, rapidamente classificados como génios. Nomes inesquecíveis, inquestionavelmente, mas que nunca é de mais relembrar: Galileu; Einstein; Newton; Euler; Van Gogh; Leonardo da Vinci; Klimt; Faraday; Clausius; Marie Curie, etc. …

Entre o artista que pretende criar algo que não existe, o cientista que pretende saber tão profundamente sobre tudo o que existe, encontra-se o poeta, que aspira à capacidade de abraçar simultaneamente tudo o que existe e o que não existe, sendo o único que conseguirá ver tão bem tanto o Real como o Imaginário.

Finalmente, o portefólio de ‘Imaginar a Inspiração’ abrange um universo diversificado, consistindo numa compilação que reúne três conceitos de dimensões distintas: uma Galeria envolta em Conceitos Artísticos, Conceitos Científicos e Citações Literárias.

Nesta perspectiva, os textos, as imagens, e as citações incluídas, não têm outra ambição que não seja a de pôr à disposição do leitor um manual de Inspiração.

 

  C. P. Fournier

 

 

“ Um Monge perguntou a Yun-men:

 

Quais são os ensinamentos de uma vida?

 

Yun-men respondeu-lhe:

 

Uma afirmação apropriada.”

 

MONGE ZEN

 

Logotipo Imaginar a Inspiração