Coração

Mandelbrot

 

 

 

 

 

 

   Conceito Artístico:

 

Óleo 6 – Coração ( de Mandelbrot [1924-] )

2008 - ( 40 x 50 cm )

 

 

   Conceito Científico:

 

     A palavra fractal tem origem no adjectivo latino fractus, que significa quebrar. Estes novos modelos de figuras geométricas nasceram para enriquecer e embelezar todo o ramo da Matemática.

     A área de estudo dos objectos fractais, da geometria fractal e dos multifractais é uma ciência ainda recente fundada na década de 70 do séc. XX pelo matemático francês Benoît Mandelbrot,  mas que tem realizado progressos extraordinários ao longo das últimas duas décadas. Muitas disciplinas contemporâneas, como a Física; a Química; a Biologia; a Geologia; a Meteorologia; a Astrofísica, etc., já não conseguem abdicar desta nova ciência para aperfeiçoarem os seus estudos, dispostas a desvendar um pouco mais os segredos da Natureza.

     Sendo um objecto fractal, este conjunto de Mandelbrot, quando estudado com mais resolução, apresenta um sem limite de réplicas do mesmo conjunto ad infinitum. Esta característica que os objectos fractais possuem, em que a mesma forma geométrica se repete, exibindo uma formação estrutural repetitiva, é uma propriedade que se define como auto-similaridade.

     A contemplação da geometria fractal repercute-se em vários objectos da Natureza apresentando-nos constantemente imagens que constituem padrões fractais.

     Os fractais podem ser naturais ou simplesmente artificiais, como este ‘Coração de Mandelbrot’ gerado por um computador através de algoritmos informáticos e matemáticos. Os fractais aleatórios, podem apresentar imagens diversas e apaixonantes, recriando um leque de padrões exóticos, constituídos por um conjunto de formas e de cores de excelente harmonia, simetria e um grande sentido de estética que revelam toda a arte desta geometria simplesmente encantadora. A sedução pela geometria fractal conquistou o coração não só de cientistas e artistas, como também de escritores.

     Parafraseando Fernando Pessoa: “ O conjunto de Mandelbrot é tão belo como a Vénus de Milo.”.

     A referência a todos estes objectos naturais ou artificiais, é de que estes constituem sistemas, no sentido em que podem ser formados por muitas partes distintas, simultaneamente separadas mas articuladas entre si, descrevendo e revelando um aspecto comum designado por dimensão fractal, definindo uma regra de articulação e um padrão generalizado sempre presente em todas as dimensões fraccionárias.

     Em ambos os casos, nesta geometria verifica-se uma relação íntima com a Natureza, com a Física, mas principalmente com a Matemática.

 

 

    Conceito Literário:

 

“ Silencia o mundo exterior para que o mundo interior possa trazer-te a visão.”

NEALE DONALD WALSCH

 

“ Se não fores por dentro, ficas por fora.”

NEALE DONALD WALSCH

 

“ A cada instante há que sacrificar o que somos

ao que podemos vir a ser.”

CHARLES BOS

 

“ Agir é uma criação contínua.”

EDMOND JALOUX

 

“ A tua vida é a tua obra de arte.”

SHAKTI GAWAIN

 

“ Se alguma vez te acontecer teres de te modificar para agradar a outrem, certamente perdeste o teu projecto de vida.”

EPICTETO

 

“ Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes.”

ANÓNIMO

 

“ Quem conhece os outros é sábio;

Quem se conhece a si próprio é iluminado.”

LAO TSÉ

 

“ O verdadeiro conhecimento vem de dentro.”

SÓCRATES

 

“ Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio.”´

RENÉ DESCARTES

 

“ O que está para trás de nós e o que está à nossa frente

 são coisas pequenas, quando comparadas com o que está dentro de nós.”

RALPH EMERSON