Estrela de EtroN

Galileu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Conceito Artístico:

 

Óleo 10 – Estrela de EtroN ( de Galileu  [1564-1642] )

– 2008 - ( 24 x 19 cm )

 

   Conceito Científico:

 

     Provavelmente a estrela de maior importância no céu nocturno será uma pequena estrela de magnitude reduzida, que faz parte da constelação da Ursa Menor. Esta constelação, visível no Hemisfério Celestial Norte, data da Antiguidade e pensa-se que terá sido introduzida pelo filósofo grego Thales, por volta do ano 600 a.C..

     Desde que o Homem alargou as suas fronteiras territoriais aventurando-se na conquista e exploração dos mares e dos oceanos que esta estrela tornou-se num guia crucial e essencial para a humanidade, uma vez que se tornou numa estrela de orientação. É designada por Estrela do Norte, Estrela Polar, ou simplesmente Polaris, na sua designação latina. Uma pequena estrela que praticamente passaria despercebida, não fosse uma característica peculiar que a distingue de todas as outras … é que a Polar é a única estrela que parece permanecer sempre fixa no firmamento, imóvel no espaço, imutável na sua localização no céu. Ao longo da noite e com o passar das estações podemos olhar para o céu e contar que encontraremos a localização desta estrela exactamente no mesmo sítio, na cauda da Ursa Menor. Ao contrário do Sol e de todas as outras estrelas, a nossa percepção perante estes astros é de que estes efectuam um movimento de translação no céu, nascendo a Este e pondo-se a Oeste. Mas este movimento relativo, de que os astros se deslocam nos céus, não passa de uma ilusão provocada pelo movimento de rotação da Terra. « De Revolucionibus » foi a primeira obra que no séc. XV apresentou uma nova ideia, propondo que um movimento de rotação e revolução dos planetas justificaria este movimento aparente do Sol. O sistema Heliocêntrico de Copérnico colocaria o Sol no centro do sistema Solar, substituindo o sistema Geocêntrico de Ptolomeu. Contudo, esta nova ideia não atraiu muitos astrónomos. A revolução Coperniciana só se repercutiu muito mais tarde.

     Em 1597 Galileu informa Kepler, através de uma carta pessoal, que possuía provas que comprovavam o Heliocentrismo. No entanto, optou por não as tornar públicas de imediato, sem antes reunir as provas necessárias e definitivas que pudessem sustentar de uma forma incontestável os seus argumentos.

     Com a ajuda de um novo instrumento, a luneta, Galileu  apontou-a para os céus e descobriu muitas evidências contra o sistema Ptolomaico: as luas de Júpiter comprovavam que nem todos os corpos celestes giram em torno da Terra; as fases de Vénus, semelhantes às da Lua, corroboram a ideia de que este planeta tem uma órbita solar. Ideias estas que estão de acordo com o sistema Coperniciano. É somente em 1610 que Galileu vai publicar todas as suas observações e descobertas na sua obra intitulada « Sidereus Nuncius » - O mensageiro das estrelas -. Uma obra mais do que revolucionária para a época, um trabalho verdadeiramente original e inspirado, e uma autêntica obra de arte!

     Galileu deu-se conta que este seu sistema do Mundo exigia um novo modo de pensar e uma nova maneira de abordar o estudo da Natureza. Existem momentos na História em que as ideias antigas têm de ser analisadas à luz das novas evidências. Entre os desenvolvimentos que apresentou, estes questionavam gravemente a física aristotélica da igreja. Por isso, só muito mais tarde é que Galileu virá a ser reconhecido como o fundador da Física Moderna.

     Em 1616 a sua obra é denunciada à Igreja Católica Romana, que condena as suas teorias heliocêntricas, notificando Galileu que não mais defenda ou ensine publicamente o modelo Coperniciano. As suas ideias foram fortemente atacadas, argumentando que estas não passavam de uma mera ilusão criada pelas lentes do telescópio que deformavam a realidade. Mas a perseguição continua e um julgamento é inevitável. A 21.6.1633 é proferida a sentença em que se declarava a proibição da doutrina Heliocêntrica, pois esta era contrária à Sagrada Escritura. Consecutivamente, a sua obra é incluída no Índice dos Livros Proibidos e Galileu obrigado a assinar um documento em que abjurava da sua própria obra e é condenado ao exílio.

     Mas Galileu nunca abandonou verdadeiramente a sua teoria …

    

 

   Conceito Literário:

 

“ Acredito que os filósofos voam como as águias e não como os corvos.”

GALILEU GALILEI

 

“ Um homem profundo precisa de amigos; Se tudo o resto falhar, restarão os Deuses; Mas eu não tenho amigos nem Deuses.”

 - ‘Quando Nietzsche Chorou’-

IRVIN YALOM

 

“ Se eu me perder, tenho de olhar para a Estrela Polar e ir para NortE. Isso não significa que eu esteja à espera de chegar à Estrela Polar;

Quero, apenas, seguir nessa direcção.”

THICH NHAT HANH

 

“ O génio, o crime e a loucura provêm, por igual, de uma anormalidade: representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.”

FERNANDO PESSOA

 

“ Tente chegar até à Lua, se não conseguir fazê-lo por uma fracção de centímetro, ficará a saber que está muitíssimo mais perto dela

do que quando começou.”

IRENE KASSORLA

 

“ O filósofo que disse que um trabalho perfeito não precisa de ser refeito

nunca cortou a rama de um jardim.”

RAY D. EMERSON

 

“ O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o, e nunca te faltará poder para conseguires tudo o que desejas.”

NAPOLEÃO BONAPARTE