A Janela Secreta

Klimt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Conceito Artístico:

 

Óleo 19 – A Janela Secreta  ( de Klimt  [1862-1918] )

 – 2010 - ( 50 x 50 cm )

 

   Conceito Científico:

 

     A Natureza oferece-nos constantemente imagens, padrões e desenhos muito distintos. Parece que tudo o que existe à nossa volta obedece a uma geometria ou a uma infinidade de formas. Mas, na sua essência, todas as formas da Natureza são simples, e facilmente associamos círculos, triângulos, quadrados, e uma variedade de composição destas formas elementares em tudo o que vemos.   

     Uma das formas mais belas da Natureza, que desempenha um papel-chave no código geométrico do Universo, é uma curva que gira em torno de um ponto central e que se afasta gradualmente desse centro, num infinito número de revoluções orbitais. Essa curva pode estar associada a conceitos matemáticos, tais como, arquimediana; hiperbólica; logarítmica; ou, mais facilmente reconhecida pela curva de ouro de Fibonacci. Esta forma especial, segue um percurso especial, criando um efeito especial … uma forma em espiral.

     A espiral é uma forma muito bela que está bem presente no nosso Cosmos, embora nem sempre tenhamos consciência dessa imagem. Podemos ver as espirais da Natureza por todo o lado. Na verdade, esta forma tão especial parece constituir o padrão de uma boa parte do Universo e parece igualmente ser um constante ícone de inspiração para determinados estilos artísticos, como por exemplo, a Arte Nova.

     Esta forma harmoniosa teve uma influência determinante e conquistou uma especial atenção e atracção por parte de determinados pintores.

     O pintor vanguardista Gustav Klimt parece ter estado fascinado pela extrema beleza desta forma, aplicando-a e destacando-a em inúmeros quadros seus. Foi este pintor que abriu as portas para um novo conceito de arte e para novos caminhos artísticos. Original, diferente, com um dom brilhante e irreverente, único e criativo, todo o seu trabalho continha um elevado grau de requinte, de capacidade e rigor técnico. Além de que, toda a sua obra revelava uma inovação para a época, uma ruptura com a tradição e uma intencional revolta contra as antiquadas condições de arte. Klimt encontrou uma nova forma de se expressar a arte e descobriu um caminho para novas possibilidades artísticas, nomeadamente, a descoberta e o fascínio das curvas, do corpo, do erotismo e das formas femininas.

     Contudo, este foi mais um génio incompreendido, um artista inicialmente ignorado, cujas obras foram consideradas polémicas, envoltas em constantes críticas negativas. Somente no virar do século é que a obra completa deste pintor veio a gozar de um elevado grau de apreciação.

 

  

   Conceito Literário:

 

“ A serenidade é o segredo da beleza e a verdadeira substância de toda a arte.”

HERMAN HESSE

 

“ Gente de mais, solicitações a mais, coisas a mais para fazer; gente competente, ocupada, preocupada … Isso não é, de todo, viver.”

ANNE LINDERBERGH

 

“ O milagre ocorre com a serenidade da mente que se aquieta um instante

e permanece tranquila.”

   ‘Curso em Milagres’

 

“ Da serenidade advém a suavidade, advém a força que permanece.”

PAM BROWN

 

“ Os que não se encontram sobrecarregados pelo passado,

nem distraídos com o futuro, são esses que vivem, que fazem melhor uso das suas vidas; esses são os que desvendaram o segredo da alegria.”

ALAIN GOODIER

 

“ A vida é por demais preciosa para ser sacrificada pelo que é supérfluo

 e transitório. ”

GRENVILLE KLEISER

 

“ Os pobres anseiam por riquezas e os ricos pelo paraíso, mas os sábios anseiam por um estado de tranquilidade.”

SWAMI RAMO

 

“ A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta.”

BUDA

 

“ As nossas experiências mais importantes são

os nossos momentos mais calmos.”

NIETZSCHE

 

“ A minha maior riqueza é a profunda quietude em que me empenho e cresço,

e ganho o que o mundo não me pode tirar pelo fogo ou pela espada.”

GOETHE

 

“ A uma mente tranquila, todo o Universo se rende.”

CHUANG TZU