Os Guardiães

Euler

 

 

 

 

 

   Conceito Artístico:

 

Óleo 22 – Os Guardiães   ( de  Euler  [1707-1783] )

2009 - ( 50 x 50 cm )

 

 

   Conceito Científico:

 

     Leonhard Euler, foi um génio matemático, actualmente praticamente desconhecido do grande público. Nascido no séc. XVIII, Euler era de origem suíça. A vida científica deste cientista foi um verdadeiro dilúvio de inspiração e produtividade matemática de qualidade bem como de quantidade inigualável. Muito sucintamente foi, indiscutivelmente, o matemático mais produtivo de todos os tempos. Publicou dezenas de livros e mais de 850 artigos científicos! Na verdade, há ramos inteiros da Física e da Matemática completamente fundados por Euler. A sua área de investigação abrangeu um leque diverso de temas distintos concebendo e escrevendo as suas descobertas a um ritmo alucinante, muito superior àquele a que um ser humano normal pode sequer ler!

     Entre os mais diversos temas que abordou, as suas contribuições fundamentais estendem-se às seguintes áreas: teoria analítica dos números; cálculo diferencial e integral; equações diferenciais; topologia; teoria dos grafos; geometria; álgebra; mecânica; hidrodinâmica; dinâmica dos fluidos; astronomia, etc..

     As contribuições de Euler são na verdade imensas que é de facto impossível referirmo-nos a este cientista relacionando-o no abstracto com ‘o teorema de Euler’, porque o teorema de Euler não existe. O legado deste matemático estende-se quase infinitamente e assim tem-se: os ângulos de Euler; as equações de Euler-Lagrange; os integrais de Euler; a característica de Euler; a função de Euler; a constante de Euler, a linha de Euler; os produtos de Euler;  a soma de Euler-Maclaurin, etc. E ainda a resolução de um dos grandes problemas da sua época relacionado com a soma de uma série infinita, intitulado por ‘Problema de Basileia’; finalizando na sua famosa fórmula de Euler para os números complexos: eiπ + 1 = 0

      É impossível identificar este matemático com um único resultado. Os seus métodos e forma de pensar são genuinamente inovadores e transcendentes.

     Não obstante, as circunstâncias pessoais da vida deste matemático agravaram-

-se com um infortúnio do destino que lhe havia feito perder praticamente a visão. No entanto, jamais se deixou abater e foi mais tarde que Euler atingiu o pico da sua carreira numa explosão de criatividade difícil de imaginar. Inacreditavelmente, Euler trabalhava com assistentes e tinha um quadro gigante no seu escritório, onde escrevia em letras enormes que mal conseguia ver. A sua memória era prodigiosa, e a sua produção científica expandia-se cada vez mais. Neste período, a sua produtividade científica média era de um artigo científico por semana! Inclusive, e ironicamente, tratados sobre óptica!

   Matemático, cientista, escritor e divulgador científico, puro guardião da sabedoria, Euler não parecia deste mundo!

 

 

   Conceito Literário:

 

“ A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial.”

LIN YUTANG

 

“ A arte de simplificar consiste em eliminar o desnecessário, para que o necessário possa manifestar-se.”

HANS HOFMAN

 

“ A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.”

KHAHIL GIBRAN

 

“ O sábio diz pouco mas pensa muito.”

PAM BROWN

 

“ O não compreender revela, por vezes, a maior compreensão.”

BALTASAR GRACIAN

 

“ Detesto citações.

   Diz-me o que sabes.”

RALPH EMERSON

 

“ Feliz o homem que traz em si um ideal superior e que lhe obedece.”

LOUIS PASTEUR

 

“ O sábio deve viver como pode,

   se não pode viver como quer.”

GRACIAN

 

“ Os reis deixaram aqui as suas coroas e os seus ceptros;

Os heróis, as suas armas;

Mas os grandes espíritos, cuja glória estava neles e não em coisas externas,

levaram com eles a sua grandeza.”

SCHOPENHAUER